Escola de Ensino Artístico

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Biografia de Heitor Villa-Lobos

Heitor Villa-Lobos (1887-1959)


Heitor Villa-Lobos foi um grande maestro, compositor e expoente máximo da música moderna no Brasil.

Heitor nasceu no Rio de Janeiro no dia 5 de março de 1887. Filho de Noêmia Villa-Lobos e Raul Villa-Lobos foi desde cedo incentivado a estudar música pelo pai, um violoncelista amador. Nessa época entra também em contato com o cravo e as músicas de Bach tocadas pela tia.

Aos 12, órfão de pai, Villa-Lobos entra em contato com os chorões nos bares onde tocava e segue seu estudo de forma autodidata. Aos 18 junta-se a um grupo de chorões e aos 19 faz as suas primeiras composições.

Em 1907 inscreve-se no Instituto Nacional mas devido à sua insaciável curiosidade pela música tradicional brasileira parte para o Nordeste Brasileiro. Após recolher mais de mil temas e várias anotações, Heitor volta para o Rio em 1912 onde encontra uma missa em sua memória.

Villa-Lobos termina a sua educação musical autodidata através da análise e observação das obras dos grandes compositores e de tratados de orquestração como o de Vicent d’Indy. Em 1915 apresenta-se oficialmente como compositor recebendo várias críticas e sendo chamado de iconoclasta das escolas clássicas devido ao seu estilo da escrita. A resistência ao seu trabalho cresceu tanto que em 1918 os músicos do Instituto Nacional de Música recusaram tocar as suas peças, num concerto a pedido do diretor, pois eram muito dissonantes.

No ano de 1922 participa na Semana de Arte Moderna realizada em São Paulo, e, nesse mesmo ano apresenta as suas sinfonias Glória e Vitória ao rei da Bélgica com um sucesso enorme.

Durante o percurso da sua vida, Heitor viajou e dirigiu várias orquestras tanto no Brasil quanto na Europa. Ele fundou a Academia de Música Brasileira, o Conservatório Nacional de Canto Orfeónico e cria também coros nas escolas públicas e chega a reúne-os no estádio Vasco da Gama. Um coro com cerca de 40 000 crianças!

Heitor Villa-Lobos morreu no Rio de Janeiro no dia 17 de Novembro de 1959.




Samuel Naves

Autor

Sem comentários:

Enviar um comentário